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Wednesday, April 17, 2013

Qi Gong arte milenar ajuda a reduzir o estresse mental

por Guiomar Campbell

A maioria das pessoas acham que o exercício aeróbico é necessário para fortalecer o coração e os pulmões. Enquanto o exercício aeróbico consegue esse resultado tão saudável o qigong também.  A respiração profunda, lenta e regular e o movimento da energia Qi combinam-se para transportar oxigênio para os tecidos mais profundos com mais eficácia do que o exercício regular.

De acordo com um estudo clínico feito sobre a prática do Qi Gong para redução de sintomas de estresse, pesquisadores observaram que o exercício Qi Gong tem um efeito no sistema nervoso simpático, um ramo do sistema nervoso autônomo, responsável pela luta ou fuga.
Segundo o estudo, 10 mulheres foram incluídas no grupo de Qi Gong e dez mulheres no grupo de controle.

Depois de documentado os resultados, cientistas perceberam uma redução na frequência cardíaca, na pressão arterial, na temperatura do corpo e na excreção de noradrenalina na urina, nas mulheres que praticaram o Qi Gong, ao oposto do grupo de controle que mostraram poucas mudanças.
A noradrenalina é um hormônio do estresse que, junto com a adrenalina (epinefrina), ajuda a ativar a resposta de luta ou fuga. Estes dois hormônios são comumente encontrados no corpo quando a pessoa esta sob estresse.

Qigong é um sistema de exercício e movemento milenar baseado na Medicina Tradicional Chinesa que integra posturas físicas, técnicas de respiração e intenção focada.
A palavra Qigong (Chi Kung) é composta de duas palavras em chinês. Qi se pronuncia" tchi "e é geralmente traduzido como a força vital ou energia vital. a segunda palavra, Gong, pronunciado "kun", significa realização ou habilidade de cultivar energia. "O Qi Gong é a arte de desenvolver a energia da vida para a saúde, o desenvolvimento da mente e a satisfação espiritual.

O propósito do Qi Gong, como o da acupuntura ou da massagem chinesa Tuina, é  harmonizar as
energias dos órgãos internos, como por exemplo a energia do fígado, do coração, pulmão, do cérebro e outros. Todo desequilibrio emocional e mental duradouro pode prejudicar o fluxo de energia interna de um órgão para o outro, deixando a pessoa exausta, sem energia e com tendências a desenvolver doenças crônicas.

Se formos comparar, o Qi Gong com outras artes maciais, o Qi Gong esta entre o estilo interno, calmo e rítimico do Tai Chi, e o estilo externo e vigoroso do Kung Fu,
Através da prática constante do Qigong (Chi Kung)  a pessoa consegue cultivar a energia,  manter a saúde, aumentar a cura e a vitalidade.
Mais de 80 milhões de chineses e de dezenas de milhares de norte-americanos e europeus praticam essa poderosa arte marcial ou "trabalho energético", de acordo com as pesquisas, e este número cresce a cada dia.

A especialista e mestre de Qigong Kenneth Cohen afirma que o Qi Gong focaliza tem três importantes princípios: a capacidade atlética, o Qi Gong terapêutico e a espiritualidade.
O Qi Gong (chi kung) terapêutico visa melhorar a saúde do praticante, seja tratando uma desarmonia já presente ou fortalecendo a saúde para tornar mais difícil que algum desarmonia se instale
Artistas, dançarinos e pessoas que praticam artes marciais ou esportes podem se beneficiar da força, coordenação, flexibilidade, relaxamento mental, equilíbrio e resistência à lesão que o Qigong oferece. Na verdade, podem melhorar o seus desempenhos em qualquer uma dessas modalidades.

Os exercícios envolvem uma combinação de movementos suaves sem impacto nas juntas e com alongamentos que aumentam a flexibilidade das articulações. A respiração deve ser suave, profunda, com concentração no abdomem (hara ou tan- tien).
Quando o atleta esta muito ansioso antes de uma competicao ele precisa de tecnicas de relaxamento para melhorar a respiração.
Durante a prática do Qi Gong eles aprendem a conter a energia interna através da repetição de movementos coordenados com a respiração rítimicas.
Os exercicios sao praticado sentados ou de pé e seguem uma rotina de movementos que podem ser de 3 a 8 posições dependendo da tradição.

Para relaxar a mente e o corpo um exercício simples de fazer é ficar de pé na posição de Qi Gong e respirar por 3 min.


  • Fique de pé com os pernas afastadas mantendo a mesma distância dos ombros. Mantenha o peito aberto, ombros relaxados e voltados para baixo.
  • A cabeça e pescoço retas com o queixo em direção ao peito como se estivesse sendo esticado para cima.
  • Os braços devem se posicionar do lado do corpo levemente abertos.
  • A coluna reta e o sacro inclinado para frente para manter a parte inferior das costas reta.
  • Mantenha a ponta da  língua em repouso abaixo de dente superior
  • Respire lentamente pelo nariz com a boca fechada.
  • Feche os olhos e continue a respirar. Você vai sentir uma paz de espírito muito grande.
Para mais informações, sobre Qi Gong, Guiomar estará dando uma palestra e
demonstração na Casa do Alentejo no dia 20 de Abril as 11 am como parte do Brazilian
Beat Congresso.
Guiomar e acupunturista e terapeuta de shiatsu em Toronto

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