Tuesday, August 14, 2012

Guia de Serviços: Lotus Arts and Wellness por Martha Rangel / Categoria: Saúde

Queridos leitores, quero compartilhar com voces um dos meus artigos favorito escrito pela jornalista e amiga Martha Rangel sobre a minha historia como terapeuta holistica no Canada.
Com muita gratidão,
Guiomar

"Shiatsu, acupuntura, aroma terapia, reiki, leitura corporal e medicina energética são algumas das modalidades de medicina holística com as quais a mineira Guiomar Campbell trabalha há mais de 17 anos.

Guiomar se formou no Brasil como enfermeira obstetra e veio para Toronto em 1987 com o sonho de trabalhar na área, mas assim que chegou descobriu que ainda tinha que estudar mais 4 anos para validar o diploma. Mesmo assim, acreditou que valeria a pena. Como não falava inglês fluentemente, resolveu estudar o idioma por um ano para fazer o TOEFL e, assim, ser aceita pela universidade.
Enquanto isso, Guiomar recebeu de presente do namorado uma massagem de shiatsu, um tipo de acupuntura sem agulha. Impressionada com o resultado e a sensação que teve — de profundo relaxamento e alívio imediato da dor –, resolveu estudar as técnicas na Shiatsu School of Canada.

Quando se formou, foi chamada pelo seu professor para trabalhar com ele e ensinar na escola, onde lecionou durante 5 anos. Nesse meio tempo, também foi convidada para dar uma palestra na universidade que não havia aceitado sua inscrição, alegando que seu inglês não era suficiente. “Depois de dar a palestra, eu comentei que não tinha sido aceita para fazer universidade lá e na mesma hora eles me convidaram para estudar”, comenta Guiomar, que acabou negando o convite. Mas a mineira não se queixa, pois foi graças a essa recusa que ela teve a oportunidade de se dedicar aos estudos da medicina chinesa, com a qual faz hoje um belo trabalho.

Na Lotus Arts and Wellness — seu consultório em Yorkville — Guiomar oferece ao paciente um tratamento personalizado, com medição de energia do corpo para saber onde estão os bloqueios, análise de postura e terapia. “Sempre recebo elogios sobre a pressão que faço nos pontos de tensão de meus clientes” — afirma. Segundo a especialista, isto acontece devido à aplicação conjunta de todas as técnicas que ela estudou, mais o seu conhecimento da medicina convencional e experiências pessoais.

Muitos de seus pacientes são artistas musicais e dançarinos que costumam sentir muita dor, seja por pegarem errado no violão ou por ficarem em pé em uma postura incorreta. Guiomar não só trabalha para aliviar os pontos doloridos, mas também ensina o artista a corrigir a postura com exercícios. “Eu não faço milagre e não ‘curo’ ninguém, sou apenas um instrumento e posso ajudar o paciente a largar vícios e cuidar de traumas que ele nem sabe que tem.” explica.

Mulheres que possuem fortes sintomas de TPM (tensão pré-menstrual), que estão fazendo tratamentos de fertilidade ou já estão grávidas, também podem se beneficiar com as técnicas de Guiomar, que oferece tratamentos únicos — criados por ela própria — para regularizar os níveis dos hormônios. A especialista tem sua própria linha de óleos aromáticos — cada um criado para um caso específico — e que são usados em suas massagens e nos exercícios que seus pacientes fazem em casa.

E para as mulheres que se sentem inchadas com a chegada do sol da primavera — após o rigoroso inverno canadense — Guiomar também oferece solução. Segundo ela, não é só a temperatura que muda com as estações do ano, o corpo humano também muda. E acrescenta: “No inverno, para aguentar o frio, o corpo acumula líquido, e quando o sol chega ele precisa colocar para fora esta água acumulada. E é através de uma massagem chamada Ampuku, realizada na área abdominal juntamente com os óleos essenciais e mais uma dieta de desintoxicação, que é possível eliminar essa retenção de líquido e diminuir o peso”.

Para iniciar um tratamento com Guiomar — que possui registro na TCMPAC, Traditional Chinese Medicine Physicians Association of Canada — é preciso primeiramente agendar uma avaliação, onde ela faz um diagnóstico completo de língua, movimentos, juntas, postura, alinhamento da coluna, e conversa com o paciente. É uma consulta tanto física quanto emocional, e custa C$150. Após a avaliação, o atendimento de uma hora custa C$110, e o de uma hora e meia, C$145. A duração total do tratamento varia de paciente para paciente, e só pode ser estimada após a avaliação, que é necessária mesmo que o paciente não pretenda seguir um programa de tratamento. Tratamentos de acupuntura e shiatsu são cobertos por companhias de seguros.
Também é possível agendar uma sessão de relaxamento e aromaterapia sem necessidade de avaliação ou compromisso. Para os curiosos, Guiomar indica a sessão de uma hora de tune-up de shiatsu e acupuntura, que custa C$100.

“Meus clientes canadenses dizem que eu tenho um jeitinho brasileiro, alegre na hora de tratar, ofereço um chazinho, comidinha, sou brincalhona, coloco música para que as pessoas se movam e se soltem. Gosto que elas se sentiam em casa, e bem…”, comenta Guiomar.

Quem quiser ficar por dentro das novidades pode acessar o blog Medicina Caseira – A Arte na Cura, mantido pela própria Guiomar Campbell, e também sua página no Facebook. Lá dentro, basta clicar na área de eventos para aproveitar as promoções."

Serviço
Endereço: 920 Yonge St. Suite 605
Telefone: (416) 920 -1811
Site: Lotus Arts Wellness
Email: guiomar@lotusartswellness.com
Como chegar: Saltar na Yonge Station e andar na direção norte em torno de 5 minutos
Estacionamento: Existem estacionamento públicos no predio e na própria rua, que custam em média C$1.75/30min. É fácil achar vaga próxima à clínica.
Formas de pagamento: Dinheiro, Débito, Visa, Mastercard, Amex, Cheque e Traveller’s Cheques
Dias e Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10am às 6pm, e aos sábados, das 10am às 3pm.




No comments:

Post a Comment