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Thursday, September 20, 2012

Saúde Da Pele

por Guiomar Campbell, Dipl Ac. Dipl Sh

Férias, acampamento, banho de sol e muita atividade ao ar livre, bem vindo o verão! Mas agora mesmo com a chegada do outono o sol, entretanto, continua sendo o maior vilão para a saúde da pele. Tomar banhos de sol em horários considerados perigosos pelos especialistas - entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde contribuem para a perda da elasticidade e o envelhecimento
precoce da pele. A excessiva exposição aos raios solares pode tambem provocar o aparecimento de manchas indesejáveis ou até mesmo o aparecimento do cancer de pele.
Além dos ataques do sol, a pele esta exposta a poluição ambiental e sofre com os efeitos de uma alimentação inadequada, bem como do estresse emocional e mental.
Alguns perfumes e cosméticos podem tambem contribuir para um aumento de sensibilidade e desenvolvimento de manchas cutaneas.

A pele é o maior orgão respiratório e eliminatório do corpo humano e corresponde a 16% do peso corporal. Ela tanto atua como uma barreira de proteção entre o individuo e o meio ambiente, como tambem reflete a condição dos orgãos internos, tais como o fígado, os rins o colon e o intestino delgado.

O fígado e os rins são dois órgãos que filtram as impurezas do dia a dia. Se a sua dieta não for ideal para as suas necessidades diárias esses orgãos facilmente ficarão desequilibrados. O colon e o intestino delgado são responsáveis pela eliminação e remoção de toxinas do corpo. Se você sofre de indigestão ou prisão de ventre, a sua pele se tornara grossa, oleosa e cheia de acne.

O que fazer, então, para manter a boa saúde da pele? 

A dica nesse verão é usar receitas caseiras para a pele, proteger-se do sol e comer alimentos leves, tais como vegetais, frutas e grāos ricos em beta caroteno, vitamina C, vitamina E e Omega 3. Alem disso, use máscaras faciais hidratantes, massageie e esfregue o corpo diariamente. Tenha tambem sempre em mãos um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15. Aplique-o generosamente 20 minutos antes de se expor ao sol e se necessário, use chapéu de abas largas. Evite o sol no periodo entre 10 e 16 horas.

Para prevenir queimaduras causadas pelo raio ultravioleta, o ideal é aumentar o consumo de lycopene, um nutriente presente nas frutas citricas. Portanto, comer ou tomar dois copos de suco de tomate por dia protege a pele, evitando de deixá-la avermelhada com a exposição ao sol. Para aquelas picadas desagradáveis de mosquito, uma gota de óleo essencial de alecrim (rosemary) ou lavanda aplicada diretamente no local afetado, retira o inchaço, a coceira e a vermelhidão.

De acordo com David Wolfe, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e autor do livro  “Eating for Beauty”, o consumo frequente de gorduras saturadas, frutas e vegetais contem excelente anti-oxidante e minerais responsáveis pela saúde da pele.

Ele sugere os seguintes alimentos:
- O óleo de côco, que além de fortalecer a glândula tireoide, é o melhor hidratante para a pele.
- O açai, uma fruta milagrosa com alta concentração de omega 3, promove a juventude e a vida longa e tem a capacidade de  lutar contra 80% dos cancers. Quanto mais consumirmos essa fruta maior serão as chances de mantermos viva a nossa floresta amazonica que é o berço do açai.
- O pólen de abelha tambem conhecido como um “super alimento”, alimentos
concentrados energeticamente, contem uma rede completa de proteina com 60
minerais de grande benefícios a pele
- O mel, rico em enzymas digestivas, tanto facilita a desintoxicação do corpo,  como tambem ajuda as nossas crianças a aumentar o QI dez vezes mais.
- O cacau cru, conhecido pelo auto teor de magnésio, o mais importante mineral para o coração  considerado o maior antioxidante de todas as frutas.

Um procedimento muito simples e que as pessoas sempre esquecem de fazer é
esfregar a pele antes ou durante o banho. A estimulação da pele hidrata a epiderme e
aumenta a oxigenação, fazendo-a respirar melhor. Uma pele saudável, trabalha com mais eficiência na proteção e eliminação de toxinas.
Massageie a pele seca com uma escova ou esponja natural firme no sentido dos pés a cabeça, fazendo movimentos circulares. Evite produtos que contenham fragrância como shampoos e sabonetes aromatizados, pois esses ressecam a pele ainda mais.

Receitas naturais para uma pele jovem 

Para clarear a pele 
Misture uma colher de sopa de suco de limão galego, a mesma medida de mel e leite em pó e meia colher de sopa de óleo de amêndoa doce. Aplique no rosto e deixe por 10 minutos. Enxague com água.

Para eliminar as manchas  da pele
Corte rodelas finas de batata crua e aplique na pele. Quando começar a sentir a pele
ressecar. retire as rodelas e lave o rosto com água fria.

Para pele saudável e de boa aparência
Esfregue um ou mais dos seguintes alimentos na pele de duas a quatro vezes por
semana: polpa de mamão, abacate, pepino, spirulina, a fruta noni fresca ou a casca da
babosa(aloe vera).

Para a pele seca
Passe óleo de cânhamo, óleo de jojoba e loção MSM diretamente na pele. Isto irá
aliviar secura rapidamente. Ou use abacate na pele diretamente.
Felizmente, o abacate tem poder de hidratação para ajudar a tornar a pele mais bonita
e é semelhante ao óleo da nossa pele.

Máscara de abacate.
É fácil de fazer em sua própria casa. Basta remover a maquiagem. lave o rosto com água morna e sabão. Em seguida amasse  um abacate e misture com um pouco de leite ou farinha de aveia e aplicá-lo no rosto. Deixe-o lá por 10 minutos, depois lave com muita água.
A sua pele vai amar todo esse cuidado natural.

Aproveitem o final de verão e o inicio do outono!

Guiomar Campbell diretora e proprietária da clínica Lotus Arts and Wellness. Para mais informações contatar guiomar@lotusartswellness.com

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