14/04/2025

Terapias integrativas no tratamento da candidiase por Guiomar Campbell .


O que é a candida

As leveduras ou candida são os principais fungos naturais no corpo humano. Eles moram felizes e em harmonia com as bacterias amigas do intestino, em nossa pele e unhas, em nossas membranas mucosas e em abundância em nosso trato digestivo. Estas bactérias fazem pequenas quantidades de vitamina K e B12 e ajudam a digerir o excesso de açúcar que conseguem entrar no colon através do intestino delgado. 


Um grupo especial dessas bactérias, Lactobacilli Acidophilus e a Bífida Bacterium. produzem o acido láctico, o qual protege o intestino e a vagina contra a infecção da cândida. Porem quando há um desequilíbrio da flora bacteriana normal do corpo, surge um crescimento excessivo do fungo Candida albicans causando a infecção vaginal. Daí o que fazer?

De acordo com as pesquisas o estresse mental, emocional, uso de antibióticos, pílula anticoncepcional e o alto consumo de açúcar são os maiores responsáveis por essa doença tão invasora.


Causas da Candidiase

Antibioticos

Cândida ocorre geralmente em mais de 50 por cento da população, mas o aumento excessivo desse parasita no corpo pode ser provocado pela utilização de antibióticos, ou pelo consumo excessivo de açúcares e bebidas alcoólicas.

 

Pilula anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais também provocam um aumento da levedura e até mesmo o uso do dispositivo intra uterino (DIU) de cobre. O cobre reduz a imunidade do organismo, causando assim uma incapacidade de resistir ao crescimento de leveduras. 


Estresse emocional

Um dos motivos maiores da infecção por candida é o estresse mental e emocional do dia a dia. O estresse provoca o crescimento da candida devido a liberação de cortisol o hormônio do estresse. Esse hormônio aumenta o açúcar no sangue o principal alimento da candida. 


Consumo excessivo de açúcar

Lembrando que o açúcar mais comum que conhecemos é a sacarose ( cana de açúcar), frutose, e lactose, porem não é só aquele docinho gostoso que causa o problema o carbohidrato tambem, gera o acucar. Ele é feito de amido, fibras e açúcar e quando digerido e metabolizado se transforma em energia e açúcar.

O açúcar é o que alimenta o fungus e dificulta o tratamento. 

O açucar diminui o ph vaginal, isso quer dizer que a flora natural do fungus aumenta causando o desequilíbrio e infecção.

Portanto tira o açucar se estiver com a infecção. 


Sintomas comuns


Os sintomas da presença da Cândida no intestino incluem a tontura,, fatiga, desequilíbrio da glândula tireóide, desequilíbrio hormonal que fazem com que a pessoa sinta necessidade do açúcar. 


O ganho de peso é muito comum quando a pessoa esta infectada pela candida. O motivo desse aumento de peso é porque o nosso corpo aumenta a retenção de fluidos na tentativa de diluir as toxinas inflamatórias que a levedura produz. Ao longo do tempo, toxinas dos tecidos e fluidos acumulam-se causando a celulite e ganho de peso. 

Inchaço abdominal.


O gás produzido pela levedura pode causar inchaço abdominal que pode aumentar o tamanho da cintura até 6 polegadas de uma alimentação para a seguinte. 


Tratamento

 

Se tanto o homem como a mulher foram diagnosticados anteriormente com um fermento vaginal e tem sintomas recorrentes, o tratamento com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é realmente uma opção segura e pode ajudar a evitar futuras infecções. 

Estudos médicos e testes clínicos já foram conduzidos para provar a eficácia da acupuntura. Resultados mostram que a acupuntura estimula o sistema imunológico e pode aumentar drasticamente a vitalidade geral e energia. Muitas pessoas acham que um tratamento regular de acupuntura combinada com ervas e mudanças de estilo de vida é o melhor remédio para assegurar a manutenção da boa saúde Medicina chinesa sempre visa tratar a origem da doença e suas causas. O tratamento é personalizado de acordo com a constituição da pessoa 

No caso de uma infecção por candida os sintomas são muitas vezes relacionados a um desequilíbrio no baço, pancreas e aparelho digestivo causando uma condição chamada de damp heat (humidade quente). Na medicina chinesa, o baço transforma e transporta os alimentos e líquidos que ingerimos. Quando ele se enfraquece, os fluidos normais do corpo se tornam patológico, criando umidade ou catarro. Se a secreção é espessa e branca, com pouco cheiro, então ela ainda não combinou com o calor, mas se a secreção estiver com cheiro forte, de cor amarelada e ardor, é sinal de que tornou-se"quente". Essa umidade interna do corpo é sempre considerada um sintoma de desequilíbrio, e as causas da umidade precisa ser tratada para um tratamento eficaz. 


O tratamento de acupuntura visa regular a umidade interna do corpo, eliminar o calor, tonificar os órgãos internos e melhorar o estresse mental e emocional. E preciso que a pessoa também faça uma mudança na dieta e estilo de vida para resultados duradouros. 


Alimentação de vegetais e folhas verdes 

Alimentos que ajudam a eliminar a umidade interna incluem: vegetais, especialmente os de folha verde escuro como a couve, espinafre e agrião, feijão, como feijão verde, adzuki e lentilhas, grãos, inclusive milho, basmati ou arroz de jasmim e cevada. 



Suplementos de antifúngicos: alho (comer um ou dois dentes de alho por dia), óleo de orégano tomar 2-3 gotas por dia Extrato de semente de uva (de duas a três cápsulas por dia) ou tomar uma fórmula que inclui também o ácido caprílico, Pau D'Arco, beta-caroteno e a biotina. 


Exercício todos os dias, pelo menos 30 minutos, para mover a circulação da linfa que apura toxinas do corpo. 


De-stress com a oração, meditação, exercícios de respiração e / ou yoga para reduzir a quantidade de cortisol natural que estimula o crescimento de levedura. 


Para um tratamento duradouro e eficaz, o primeiro passo é intender o mecanismo dessa infecção, os fatores que nos predispõe a ela e como tratar. 

Procure um profissional competente para ajudá-lo no tratamento e consulte o seu médico antes de qualquer decisão. 


Para mais informações contate guiomarcampbell@gmail.com ou entre no instagram @artenacura 

Guiomar Campbell é enfermeira, acupunturista, professora de shiatsu, reiki master, aromatherapista, e proprietaria do centro de terapias integrativas no sitio Arte na Cura.