Register to read our articles

Friday, March 4, 2016

Duas poses de yoga que ajudam a engravidar.

 por Guiomar Campbell

Um grande número de estudos sobre a fertilidade mostra que as mulheres que estão tentando engravidar e que praticam yoga frequentemente, têm mais chances de engravidar do que as mulheres que não praticam.

Hoje em dia, mulheres que estão tentando engravidar experienciam um grande nível de estresse mental, depressão e um baixo nível do sistema imunológico. Todo esse estresse também afetam a quantidade do homônimo prolactina proveniente da glândula pituitária responsável pela ovulação causando como resultado um ciclo menstrual irregular.
Mesmo as mulheres que estão tentando a fertilização in vitro quando sob estresse produzem menos óvulos e um número insuficiente de embriões que poderiam ser transportados para o seus ventres.

Asanas e pranayama são técnicas bem conhecidas no controle de estresse e na melhora do fluxo de energia Qi nos canais de energia ou  "nadis".  A prática frequente de yoga ajuda a tonificar o sistema nervoso e melhorar o funcionamento do sistema glandular. A pessoa se sente tranquila e focalizada no interior e mantém os hormonios sob equilíbrio.


A- Posição Ponte de apoio - Setu Bandhasana




Essa posição acalma a mente e ajuda a alongar os músculos abdominais, reduz a ansiedade, fadiga e insônia como também alivia o desconforto menstrual e ajuda a aliviar os sintomas de menopausa.

Posição


  • Deite-se de costas no chão, de barriga para cima, e dobre os joelhos com os pés apoiados no chão próximo ao corpo.
  • Inspire profundamente pelo nariz, e na expiração levante a pélvis e nádegas para cima, fora do chão, mantendo os pés apoiados no chão.
  • Levante seu queixo ligeiramente para longe do esterno e, firmando as escápulas contra as costas,
  • Fique nessa pose entre 30 segundos a 1 minuto. Solte com uma exalação, descendo a coluna lentamente, vertebra por vertebra até alcançar o chão.

 

B- Badda konasana- Cobbler



Essa pose libera a tensão na parte inferior das costas, tonifica os músculos do assoalho pélvico. Muito eficaz para as mulheres durante a menstruação, concepção e menopausa porque estimula os ovários. Auxilia as mulheres durante a fase ativa do parto melhorando a tensão inguinal e contração uterina. A prática dessa assana durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez,  estica os ligamentos e os músculos da pélvis para trazer mais espaço para o seu bebé.

Se os seus quadris ou na virilha sentem-se apertados, você pode melhorar a flexibilidade da sua pélvis, sentando-se em um cobertor dobrado.

 

Posição

 

  • Sentado em sua esteira com as pernas esticadas para a frente, expire e dobre os joelhos, puxando a sola dos pés em sua direção. 
  • Traga o seus pés o mais próximo possível do seu corpo.
  • Inspire e expire deixando os joelhos relaxarem para os lados em direçnao ao chão, pressionando as solas dos seus pés um contra o outro.
  • Traga a sua mão para os seus pés. Continue inspirando e expirando enquanto até observar que você está sentado com a coluna estreita. 
  • Abra seus pés como se estivesse abrindo um livro.
  • Expire e circule levemente o seu corpo para a frente.
  • Segure a pose de um a cinco minutos. Descanse os cotovelos dentro de seus joelhos
  • Para sair da pose, inspire e eleve os joelhos para cima, longe do chão, mantendo os pés em contato com o chão em todo o momento.
  • Expire e estenda as pernas de volta para sua posição inicial

A prática regular da Yoga, juntamente com a respiração e meditação irá aprofundar o seu conhecimento sobre si próprio, bem como abrir possibilidades em torno de você de criar equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

Namaste!

Guiomar Campbell é especialista na saúde da mulher, trabalha como acupunturista em sua clínica de medicina integrativa em Toronto, Canada Lotus Arts and Wellness.

No comments:

Post a Comment