Friday, December 27, 2013

Artrite virou doença de jovem

Dicas de saúde com Guiomar Campbell R. Ac.

Nos últimos anos tenho observado um aumento de casos de artrite e um numero grande de pessoas interessadas em outras formas de tratamentos já que os anti inflamatorios não estão dando resultados.
O que me surpreende e que esses pacientes, são na maioria jovens entre a faxa etaria de 15- 40 anos e relatam ter artrite a longo prazo ou seja já convivem com a doença por varios anos.
A artrite sempre foi considerada uma doença de terceira idade e só afetava pessoas com mais de 65 anos. De acordo com Arthritis in Canada, um relatorio nacional desenvolvido pelo ministerio de saude provincial e nacional e por pesquisadores universitarios, tres em cada cinco Canadenses com artrite são jovens e em uma década, mais de um milhão de canadenses deverão ter artrite ou condições relacionadas.

Há dois tipos comuns de artrite. A artrite reumatóide e a osteoartrite, são causadas pelo desgaste da cartilagem entre as articulações. Em alguns casos, o próprio corpo se ataca podendo levar a outras doenças.
Os sintomas variam de indivíduo para indivíduo. A artrite reumatóide na fase inicial provoca desconforto menores tais como dor, rigidez e inchaço nas articulações e, em casos prolongados, dano articular severo. A artrite reumatóide tende a causar sintomas ainda mais genericos tais como fadiga, febre e perda de peso.

A causa principal da inflamação? 
Consumo freqüente de alérgenos alimentares
Pessoas que consomem grande quantidade de trigo ou soja, bem como qualquer alimento contendo açúcar, ou qualquer outro alimento que se converte rapidamente em açúcar (álcool, a maioria dos grãos), podem ter inflamações seríssimas nas articulações do corpo.

Dicas de saúde

Uma boa noticia é que a pessoa que sofre desta condição não precisa passar o resto da vida no escritório do médico. Há muitos remédios naturais para ajudar com a dor da artrite e inflamação.

Um bom suplemento natural diariamente
A quantidade certa de suplemento de glucosamina e condroitina ajuda a lubrificar as articulações e tem propriedades anti- inflamatorias.

Exercicio também ajuda
Há exercícios específicos que podem ajudar a aliviar a dor da artrite como os exercícios cardiovasculares pois esses colocam menos pressão sobre os músculos e articulações.
Hidroginástica é uma ótima maneira de queimar gordura e calorias.

Acupuntura
A acupuntura, um tratamento baseado na aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo, ajuda a diminuir a dor da artrite atraves da eliminacao da endorfina, um quimico produzido pelo próprio corpo que bloqueia a dor. O seu acupunturista ira examina- lo para observar os sinais e sintomas, fazer o diagnostico Chines e escolher os pontos apropriados para a sua condição.

Gelo e calor traz bom alívio
Ambas as fontes de gelo e calor podem ajudar a tratar a dor da artrite. Gelo parece ser mais eficaz na redução da inflamação e reduzir o inchaço. O calor é melhor para relaxar os músculos e aumentando o fluxo de sangue para as articulações rígidas.

Os probióticos equilibram o corpo
As bactérias boas do colon tambem conhecidas como probióticos podem ajudar a combater doenças e manter o corpo em harmonia reduzindo o risco de desenvolver a artrite.

A artrite é uma condição dolorosa que afeta milhões de pessoas. Com a dieta adequada e mudanças simples de estilo de vida, uma pessoa pode reduzir o risco de desenvolver esta condição e viver uma vida saudável e livre de dor.

Guiomar Campbell é diretora da clinica Lotus Arts and Wellness em Toronto, acupunturista e professora de Shiatsu. Para mais informações contatar guiomarcampbell@gmail.com

No comments:

Post a Comment