Wednesday, November 9, 2011

OMBRO CONGELADO

por Guiomar Campbell
No japão é comumente chamada de Ombro de 50 anos, porque normalmente ocorre na idade de cinquenta anos, por Guiomar Campbell

Essa área esta constantemente em tensão pois alem de manter os braços em posição, e tambem responsavel pelos movementos cotidianos.
O ombro começa a doer gradualmente ate ao ponto em que os discomfortos interferem com o funcionamentos do corpo, causando rigidez muscular dormência e peso nos dedos, braços e pescoço principalmente ao despertar. Esses sintomas são geralmente sinais de deformidade na sétima vértebra cervical ou nos discos intervertebrais. Essas deformidades resultam em compressão na base do nervo que ramifica da coluna em direção ao ombro e braço.

 A dor é descrita como constante, intermitente, aguda e as vezes com sensação de queimação. Ela impede que a pessoa faça atividades quotidianas como pentear o cabelo, escovar os dentes, levantar os braços. Movimentos como limpar janelas, esticar-se para alcançar algum objeto e outros podem estirar e machucar os músculos e tendões do ombro e do pescoço pincipalmente se a pessoa esta estressada. Profissoes que exigem uso repetitivo da junta como tocar um instrumento ou movementos acrobaticos podem também enfraquecer a junta do ombro e causar sérias sensações de dormência, formigamento e fraqueza nas articulações.

As causas principais de dor em ombro incluem:
. Tensão mental e emocional que causam contração e enrijecemento dos músculos. .
. Postura inadequada durante horas prolongadas de trabalho.
. Infecção do tendão do ombro, tendinite
. Acidentes automobilísticos principalmente aqueles afetando a coluna cervical.
. Bursite, uma inflamação da bursa (membrana do ombro) devido ao uso excessivo da articulação.
Tratamento
A medicina oriental descreve o ombro congelado como uma estagnação do fluxo de energia Qi causando deficência em certas áreas e excesso de energia em outras. Na verdade na idade de cinquenta anos há um declínio do fluxo de sangue nas juntas, um processo natural de envelhecimento.
O tratamento consiste em reduzir a dor o máximo possível. E muito difícil para o paciente quando a dor o impede de dormir a noite.
Se a dor for constante, aplicar uma compressa quente na base do pescoço para relaxar os músculos e tendões e aliviar a pressão nos nervos.

O tratamento de shiatsu e acupuntura consiste em pressionar os pontos VB20 localizados na nuca, nas duas depressões laterais abaixo das extremidades do occipital. O ponto VB21, também chamado o "poço do ombro", localizado sobre o ombros, no centro, na linha do mamilo. Use os quatro dedos da mão para massagea-lo. Massagear o pescoço em direção aos ombros com a palma da mão.
E importante não interromper o movemento do ombro, para que a junta possa manter-se flexível e os músculos bem condicionados. Todavia é importante observar a postura e se possível trabalhar o lado oposto do corpo. Por exemplo, se você é destro usar o lado esquerdo para, movementos simples como escovar os dentes, apagar a luz ou apanhar um objeto no chão.

De acordo com a medicina convencional a inflamação do ombro é baseada nas mudanças degenerativas que ocorrem na estrutura da junta do ombro. Fisioterapia é geralmente indicada.
Se a causa de dor no ombro for relacionada com deformidades óssea, como a osteoartrite, terapia oriental não pode efetuar a cura, neste caso é fundamental a assistência de um especialista e possivelmente tratamento cirúrgico.

Quanto mais cedo iniciarmos o tratamento, melhores serão os resultados. E indicado começa-lo nas primeiras duas semanas. O tempo de início da doença e o seu tratamento imediato são de grande valor na recuperação total do paciente. A doença pode ser totalmente reversível quando bem diagnosticada e tratada.


Este e-mail é compartilhado apenas para fins informativos. Não se destina a diagnosticar ou prescrever tratamentos para qualquer condição de saúde. Se você tiver uma condição de saúde, consulte o médico de sua escolha. 

1 comment:

  1. Obrigado por visitar meu Blog Saúde Completa
    Claro que vc pode usar o material publicado lá.

    Parabéns pelo seu ótimo Blog.

    Abraço

    Ari

    http://apremiumconsultoria.com.br
    http://www.linkedin.com/in/ariovaldosilva
    http://blogdoprofessorari.blogspot.com
    http://saudecompleta.blogspot.com
    http://redebichos.ning.com
    http://mundototal.com.br

    ReplyDelete