Monday, March 21, 2011

"Ovários", a essência feminina

"O ovário é muito mais que um órgão reprodutor feminino, é um expressão da essência emocional e espiritual da mulher".
mensagem profunda do íntimo de uma mulher. Quando ela se sente inferior e desprotegida, incapaz de superar abusos e humilhações o seu corpo cria esses bloqueios internos. Ela talvez se sinta forte porém com o passar do tempo esses bloqueios quando não resolvidos podem se 
transformar em doenças crónicas.



Na verdade o ovário é mais do que um "saco de ovos" como define Dr. Susan Love, cirurgiã e autora. Ele é um órgão endócrino que produz dois hormônios de extrema importânica - o estrogêneo e a progesterona responsável pela reprodução feminina.

O ovário é o principal órgão sexual da mulher. Depois da menopausa os ovários continuam a funcionar trabalhando em conjunto com outras estruturas do corpo tais como as glândulas adrenais, a pele, o músculo, o cérebro, folículos pilosos (pelo) e o tecido adiposo para produzir hormônios.
Os ovários mantêm a vida da mulher e contribui para sua saúde e bem estar. Eles são também responsáveis pela saúde da pele e dos ossos e protege o coração.


A habilidade que a mulher tem de inteirar-se com o seu íntimo de ser criativa e inovadora é um resultado da energia emanada dos ovários.
 Um fator importante na jornada da mulher é permitir que essa energia seja constantemente expressada e utilizada sem barreiras. Todavia se existe um bloqueio emocional todo esse poder de criação é interrompido dando lugar as doenças pélvicas.

Pesquisas comprovam que o estresse emocional cria bloqueios energéticos causando cistos de ovários, tumores e infecções uterinas. Até o câncer de ovário pode também esta relacionado com uma stagnacao de energia contida na pelvis por longo periodo de tempo.

E imperativo tratar esses problemas não só no nível físico mas também explorar e resolver os conflitos emocionais e espirituais.
Na cultura taoista eles acreditam que os ovários contém uma grande quantidade de força vital responsável por produzir energia sexual. Na medicina chinesa, da mesma forma, acredita que essa energia sexual pode ser transformada em energia espiritual (Shen) e em energia vital
(Qi).
Portanto, a melhor maneira de manter a saúde dos ovários é garantir uma circulação adequada, é manter-se ativa. Exercitar e praticar yoga e meditação. Quando se refere à saúde, manter-se calma e gentil consigo mesma.

EXERCÍCIO PÉLVICO


Esse exercício fortalece toda região pélvica, área genital útero e ovário. Conhecida pêlos orientais como "Gate of Life".
1- Sente-se confortavelmente, no chão ou em uma cadeira ou mesmo deite no chão.
Relaxamento: Respire lentamente através dos músculos abdominais como se estivesse enchendo um balão de ar. Ao exalar, contraia os músculos abdominais até que o estômago fique reto. Repita 3 vezes

2- Na próxima respiração da mesma forma, faça expandir os músculos e ao mesmo tempo puxe a área genital para baixo. Ao soltar a respiração, contraia os músculos genitais e levantando-os para cima. Repita 3 vezes.

3- Se concentre nos músculos genitais, aperte, levante-os e solte dez vezes consecutivamente em movimentos rápidos. Repita por mais dez vezes até sentir um calor espalhando pela área genital. Isso quer dizer que o fluxo sanguíneo foi aumentado.

4- No começo do exercício é um pouco difícil repetir as contrações, todavia após ganhar mais experiência visualize a energia subindo em direção ao útero, percorrendo as trompas e os ovários.
Sinta a energia se espalhar dentro da pelvis. Essa energia vital te manterá sobre proteção.
Para mais informações mande emails para guiomar@lotusartswellness.com

Referências
http://women.webmd.com/tc/polycysti...
http://www.ajcn.org/content/85/3/68...

1 comment:

  1. Oi guia, muito bom seus artigos estava mostrando pra uma amiga minha e ela perguntou se você teria algum artigo sobre a soja, a importância dela para mulheres que estão entrando na menopausa e se a soja que temos aqui é boa para consumo. Adorei os chás que mandou pra mãe até entrei no site pra ver se tinha jeito de comprar, mas não consegui. Um grande beijo pra você e pra sua família.

    ReplyDelete