Register to read our articles

Thursday, March 10, 2011

ÓLEOS ESSENCIAIS NO TRATAMENTO DA "CATAPORA" (Chicken pox)

A catapora ou varicela é uma doença infantil causada pelo vírus varicela zoster muito comum na infância podendo também ocorrer na idade adulta. O vírus altamente contagiante pode ser adquirido através do ar e do contato direto quando a pessoa espirra ou tosse.

Os primeiros sintomas aparecem 20 dias depois da exposição ao germe e inicia-se com uma febre baixa, coceira, perda do apetite, dores de cabeça e falta de apetite. A criança se torna irritada chora sem motivo e as vezes com dificuldades em dormir. Muitas vezes ela acorda no meio da noite com pesadelos procurando refugio no quarto da mamãe.
As manchas na pele geralmente aparecem 24 horas depois dos primeiros sintomas e podem ser vistos primeiro no peito, no rosto, principalmente entre o nariz e os lábios superiores e no meio das costas entre a região escapular. Eventualmente essas manchas se espalham pelo corpo inteiro. As manchas que no início são avermelhadas e rasas se transformam em pequenas bolhas ou vesículas que se rompem num período de 6-8 horas dando lugar a uma casca grossa ou crosta.


A crosta permanece na pele aproximadamente por 48 horas. Essa casca se torna ressecada e se rompe entre 5 a 20 dias.
Durante essa faze a criança experiência muita coceira e queimação e elas se sentem extremamente discomfortáveis e irritadas emocionalmente. É importante nesse período apoiar a criança em todos os aspectos e usar tratamentos naturais caseiros para aliviares sintomas.

Tratamento

É recomendável massagear a criança com óleo de lavanda e tea tree durante 5 dias.

Preparação:
5 ml de óleo de amêndoa doce
l -2 gotas de óleo de lavanda
1-2 gotas de óleo de Tea tree.
Após o banho, massagéar primeiro o peito, movendo as mãos em movementos circulares começando pela parte interna do peito em direção aos braços.

2- Massagear a barriga no sentido horário, fazendo movimentos circulares bem lentos e firmes para que o óleo seja absorvido pela pele.

3- Continue a mover as mãos em direção a parte interna da perna, evitando contato com a área genital.

4- Massagear a sola dos pés estimulando principalmente o calcanhar e os dedos dos pés (estimula o sono). Isso ajuda criança a relaxar e dormir mais tranquila.

5- Por último massagéar as costas, espalhando o óleo no sentido do sacro aos ombros, e em direção as pernas. Pressionar o dedo indicador e o dedo médio em cada lado da coluna começando entre a scapula movendo lentamente em direção ao sacro para estimular o sistema nervoso e imunológico.
Para os pais essa é uma faze muito difícil e estressante pois a criança se torna muito dependente e necessita de muita atenção.
Procurar manter sempre um sorriso no rosto e assumir uma atitude positiva e calma.

É recomendável a seguinte rotina para os pais como forma de relaxamento e prevenção:
Ao acordar faça o seguinte exercício respiratório:
Respirar profundamente e lentamente pelo nariz e conte 8
Segura a respiração e conte 8
Solte o ar lentamente pelo nariz e conte 8
Segura a respiração e conte 8.
Repita 10 vezes.

Em seguida, antes do banho, escovar todo o corpo com uma esponja seca principalmente no pescoço, peito e braços. Aplicar uma mistura de óleo de lavanda e gerânio numa proporção de 3 gotas cada em uma colher de sopa de óleo de amendoa doce e massagear o corpo em movementos circulares. Massagear o coro cabeludo e o rosto, tendo cuidado com a área dos olhos.

O nível de energia aumenta consideralvemente e você vai se sentir super invigorada/o.

Para fortalecer o sistema imunológico da criança e amenizar os sintomas é recomendável.
- Oferecer muito líquido para a criança principalmente suco verde, feito com salsão, maçã, espinafre, kale e cenoura.
Passar numa processadora (juicer) e oferecer a criança assim que acordar.
- Tomar banho diário com uma colher de bicabornato de sodium e uma gota de óleo de Tea tree.
- Manter as unhas curtas e limpas.
- Evitar, queijo, leite de vaca, chocolate, comida processada e frituras.

Oferecer muito vegetal e fruta fresca. Se observar aumento dos sintomas consultar o médico imediatament.

Este artigo foi escrito exclusivamente para fins educacionais. O autor e o editor não estão empenhados em dar conselhos médicos ou serviços. O autor e editor fornece essa informação ao leitor com o entendimento de que tudo que é feito ou tentado, como resultado da informação deste artigo ou site é responsabilidade do leitor. O autor e o editor não será responsável por danos ou prejuízos causados direta ou indiretamente pelas informações contidas neste artigo ou website.

No comments:

Post a Comment