Wednesday, February 23, 2011

O SEGREDO ESTÁ NA ÁGUA


Não estamos doentes e sim cronicamente desidratados
por Guiomar Campbell. CST, RN,

O nosso corpo é constituído de 75% de água. Essa água transporta a nossa essência, ela nos ajuda a viver e a manter a saúde do planeta.
A água de natureza calma, relaxante e fria, tem também uma natureza forte, que corroi e até dissove pedras. O que nós precisamos é saber usá-la de forma saudável e natural .
De acordo com a fisioterapêuta brasileira, Nereida Fontes Vilela, criadora da leitura corporal ela explica que a água tem propriedades psicofísicas de cura our seja a água pode ser um bom remédio para problemas físicos e psycológicos.
Ela sugere expor meia tassa de água ao sol por 1 1/2 hr para melhorar problemas inflamatórios e desordens infecciosas. Como ela explica, essa água do sol, traz para nós potencial de força de vida e a autoconfiança, para que a gente possa colocar em prática as nossas decisões e ter liberdade de experiencia-las de maneira saudável. Uma boa dica é tomar a água de sol com pétalas de rosas amarelas equilibrar o centro das emoções e até melhorar a timidez.
Ja o cientista Japones  Masaru Emoto demonstrou em suas pesquisas que o efeito de determinados sons, pensamentos, sentimentos e palavras alteram a estrutura molecular da água. Portanto ter sentimentos positivos, pode trazer beneficios para a água porém sentimentos poluidos, podem contaminar -la e nos deixar doentes.
A água além de matar a sede ela mantém o nosso corpo alcalino, ela lubrifica as articulações e é usada pelo nosso organismo para a digestão, e desintoxicação das células. Todavia a água que utilizamos em casa esta sendo alvo de pesquisas e preocupações em várias partes do mundo.
Só na America do Norte, já foram descobertos 315 poluentes na água de torneira e vários químicos pesados na água de garrafa, entre eles o bisfenol A (BPA), produto químico encontrado no policarbonato (utilizado na fabricação de garrafões e latas de refrigerantes. De acordo com a organização americana de proteçāo a saúde pública e ao meio ambiente, “Environmental Working Group (EWG)”, eles fizeram várias pesquisa no mercado sobre a água engarrafada onde várias companias de agua foram entrevistadas. O formulário envolvia perguntas sobre a origem da água e o seu processo de purificação e se os testes acusaram quaisquer contaminantes.
Os entrevistados não souberam responder a essas perguntas. Entre as dez marcas de águas engarrafada mais vendidas no país somente uma revelou suas fontes de extração da água e o método de tratamento no rótulo da garrafa.

Como diz o autor e especialista em água Dr Fereydoon Batmanghelidj, em seu livro, "Water and Salt - Your Healers From Within", ele diz que não estamos doentes e sim cronicamente desidratados. Ele explica que é importante entender que a falta de água  ou uso de água contaminada na alimentação, podem causar vários problemas de saúde, que muitas vezes são mal diagnosticados. Ele diz que pacientes com dores crônicas no corpo que não estão relacionadas com lesão ou infecção, devem em primeiro lugar, ser interpretados como sinais de desidratação, no local da dor. Estes sinais de dor devem ser previamente examinados para testar a desidratação, antes de quaisquer outros procedimentos complicados no qual o paciente é forçado a ter desnecessariamente.


O nosso corpo precisa de muita água pura, filtrada para manter-se jovem, vibrante e cheio de vitalidade.
Um erro comum e perigoso é pensar que tomar café, suco, refrigerante e cerveja você estará aumentando a quantidade de água, na verdade você estará perdendo água do corpo.
O que acontece é que muitas das bebidas comerciais têm um efeito diurético, ou seja estimulam a expulsão de água, principalmente por causa da sua composição, ácidica que faz com que o corpo perca água e sais minerais alcalinizantes para eliminar seus resíduos nocivos. Os efeitos colaterais como indigestão ou dor no estômago surgem da incapacidade do corpo de neutralizar ou livrar-se desses ácidos, uma queixa bastante comum, dado o número de antiácidos vendidos em todo o mundo a cada dia.
Refrigerantes sem açucar “diet” são especialmente prejudiciais pois eles requerem uma perda ainda maior de água para neutralizar os componentes ácídicos.

O que fazer?


. Procure informar-se sobre a água de sua casa, leia os formulários anuais que as companias fornecem, principalmentes os textos mais específicos.
. Trocar o filtro de água na epoca certa. Filtros antigos não são seguros, eles abrigam bactérias e nāo retiram os contaminantes pesados.

Escolha um filtro de qualidade para remover contaminantes presentes em sua água. Você pode encontrar várias marcas no mercado fáceis de instalar na torneira.
Lave frutas e vegetais em água filtrada antes de prepará-los.
De preferência, escolha água filtrada de torneira ao invés da água engarrafada.
O filtro Brita é fácil de usar e retira muitos contaminantes pesados da água tais como o chumbo, clorina e subprodutos do processo de desinfecção utilizado para tratar a água de torneira municipal.
Transporte a sua água em gararafas de aço inoxidável ou outras garrafas livres de BPA.principalmente quando prepara o lanchinho das crianças. Outra recomendação é colocar o alimento em vasilha com tampa ao invés de embrulhar em plástico.
Para as mulheres,  é de tremenda importância beber muita água potável durante a gravidez.

Para mais informações sobre onde testar a água, checar (www.ewg.org/tap-water)
Informação sobre tipo de filtros no mercado checar- www.ewg.org/tap-water/getawaterfilter.

Guiomar Campbell e artista e terapêuta holística, de Shiatsu e Acupuntura com formação em Enfermagem obstétrica, Aromaterapia e Reiki . www.lotusartswellness.com

No comments:

Post a Comment