Register to read our articles

Tuesday, January 18, 2011

Congestão Nasal, Tratamento Com Ervas e Óleos Naturais


Por Guiomar Campbell, Terapeuta Holistica, Acupuntura e Shiatsu, Aromaterapia

A estação do inverno se aproxima trazendo consigo muito vento, humidade mudanças constantes de temperatura alternando entre o frio e calor sem contar com a presença do mofo e pólen das plantas, da poluição do ar e das infecções virais. A constante exposição a esses agentes ambientais juntamente com uma dieta pobre e irregular, enfraquecem o sistema imunológico tornando a pessoa susceptível a problemas respiratórios.
Os sintomas são vários começando com uma simples irritação dos olhos, lacrimejando, irritação na garganta e congestão nasal, progredindo para uma alergia, sinusite ou resfriado. De acordo com Shyam Singha, autor do livro "The Secrets of Natural Health", as pessoas que sofrem esse tipo de problema, geralmente sofrem prisão de ventre e não eliminam completamente, possuem péssimos hábitos alimentares, respiram com dificuldades e na maioria das vezes estão sempre congestionados.

Entre os alimentos que devem ser evitados, os mais fortes são: açúcar, leite, trigo, comida em lata ou processada, frituras e alimentos cozidos em micro-ondas. Escolha proteína vegetal (lentilhas, legumes, feijão), salada verde, muito alho, cebola vermelha. A combinação de alimentos é também muito importante. Evitar misturar proteína com carbohidrato ou frutas ácidas com frutas doces, são alguns dos exemplos.
O nariz é a área mais vascular do corpo, os orifícios nasais são repletos de veias e capilares (pequenas veias superficiais), muitas dessas veias localizadas superficialmente na membrana externa do orifício nasal prontas para se romperem quando as condições são favoráveis. Essa é uma área que facilmente sangra, quando exposta ao ar seco, poeira ou constante manipulação. Se o sangramento for constante a aplicação local de gelo interrompe o fluxo rapidamente. Da mesma forma, envolver uma sacola de vegetais congelados em uma toalha e aplicá-la na testa sob o nariz é também muito eficaz.
Vitamina C, vitamina E e zinco têm provado através de muitas pesquisas serem muito importantes na manutenção dos vasos sanguíneos, portanto ingerir alimentos ricos em vitaminas C, como frutas e vegetais. De acordo com pesquisas cientificas a combinação de própolis com equinácia e vitamina C reduziu em 55% os episódios de infecções respiratórias.

O que fazer?
Existem várias formas de tratamento mais “naturais” que podem trazer alívio aos sintomas iniciais de congestao nasal.
As recomendações embaixo ajudam a prevenir as infecçōes respiratórias mas é importante consultar um médico se a situação persistir mais de duas a quatro semanas ou existir fluxo nasal contendo sangue ou de coloração amarelo-esverdeado.

Para melhorar a respiração
Combinar 1/2 dente de alho com uma colher de chá de cayenne pepper, acrescentar suco de um limão amarelo com uma colher de chá de mel.Tome essa mistura três vezes ao dia.
Outra opção:
l colher de chá de canela, salvia e folha de louro em um copo de água quente, adicionar uma colher de sopa de suco de limão concentrado. Tome essa mistura diariamente.

Dificuldade em respirar:
Amassar um dente de alho e misturar com um copo de água morna. Com um conta gotas aplicar duas gotas em cada narina. Antes de ir para a cama, aplicar uma gota de óleo de sesame em cada narina. Esse tratamento ajuda a reduzir a inflamação.

Vaporização caseira:
1/2 copo de vinagre branco, misturar 4 copos de água fervendo. Cobrir a cabeça com uma toalha e respirar o vapor.
Vaporizaçāo com óleo essencial
Estes óleos são refrescantes, bactericidas e fluidificam as secreções principalmente quando a mucosidade é muito espessa,
Colocar 20 gotas de óleo de eucalipitus numa tigela de vidro de água quente. Coloque uma tolha sob a cabeça e respire. Feche os olhos para evitar irritação. A noite, antes de dormir, colocar a mistura próxima ao aquecedor. O calor faz com que o óleo evapore e distribua a fragância no ar.

Para alívio da sinusite:
Misturar 2 copos de água fria com uma colher de sopa de Epsom salts, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio. Mergulhe um pano limpo nessa solução e aplique sob o nariz.

Aproveite o inicio do inverno, rnas não se esqueça de se proteger do vento. Um cachecol em volta do pescoço e um gorro na cabeça é muito importante para evitar a perda de calor interno, no começo desta estação!

O que as últimas pesquisas estão dizendo sobre a influenza. Meios naturais de combater a influenza e resfriados sem precisar da vacina.
http://www.naturalnews.com/Report_Anti-Viral_Remedies_Influenza_0.html

No comments:

Post a Comment